Skip to content

Livro ‘Literatura Brasileira em Cordel’, Antonio Barreto

23/08/2016

Livro sobre Cordel

LANÇAMENTO


Literatura Brasileira em Cordel é o tema do livro que estaremos lançando pelo Selo Editorial Castro Alves, na quarta-feira, 24 de agosto, às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador.

A obra é uma coletânea de sete folhetos de nossa autoria com aulas de Quinhetismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Pré-Modernismo e Modernismo.

O prefácio é da professora Edilene Matos e orelha da doutora em literatura comparada Sylvie Debs, com revisão e comentário do pesquisador Marco Haurélio.

O livro surgiu das demandas dos alunos, que buscavam um método mais fácil para aprender a disciplina. Resulta não só dessa experiência pedagógica na sala de aula, mas também da demanda dos estudantes de um modo geral nas oficinas ministradas há 13 anos.

Aborda a nossa literatura brasileira (conceito, momento histórico, características, autores, obras) de uma forma mais leve, humorada, obedecendo as regras essenciais do cordel: rima, métrica e oração. Desta forma, professor e alunos interagem poeticamente no mundo do conhecimento e da educação.

O Selo Editorial Castro Alves foi criado através de um Projeto de Resolução nº 20/2013 do vereador Everaldo Augusto, do PCdoB-BA.

O objetivo do Selo é editar publicações literárias de autores baianos em artigo, prosa, poesia, crítica literária, ensaios, etc, assim como contribuir para divulgar questões históricas da política e economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana.

Toda sua produção é distribuída entre os autores, acervo próprio, bibliotecas e instituições públicas de ensino e fomento à cultura.

Literatura Brasileira em Cordel vem se juntar a dois livros de poesias de nossa autoria – “Uns versos outros” e “Flores de Umburana” – e uma adaptação do conto de Machado Assis, “A Cartomante”, para o cordel, além de cinco cordéis ilustrados: “O cravo brigou com a Rosa”, “Atirei o pau no gato”, “Pai Francisco entrou na roda”, “Se essa rua fosse minha” e “A dança dos animais”.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 18/10/2016 16:44

    Parabéns um belíssimo trabalho Cordelizando a literatura e ensinando ao mundo que a vida é Cultura.

  2. 12/10/2016 9:47

    Parabéns pela iniciativa, professor Barreto!
    Dou aulas em uma turma de Educação de Jovens e Adultos e estava mesmo pensando em trabalhar com eles as escolas literárias, tendo em vista contribuir para a compreensão destes conteúdos, de forma significativa para eles.E nada melhor que utilizar o cordel.
    Gostaria de saber como fazer para adquirir as publicações que tocam nestes temas, em especial.
    Um grande abraço!

Trackbacks

  1. Amigos de Antonio Barreto reunidos no lançamento de livro sobre Cordel | A Voz do Cordel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: